10.26.2006

ALEXANDRE BASTOS "Double Face"

Inaugurou dia 19 de Outubro, quinta-feira e ficará patente até 18 de Novembro de 2006.
(Terça a Sábado das 14h às 20h)





Falar da pintura de Alexandre Ereira Bastos, é falar da liberdade do acto criativo.
(Ao arredio de grupos de influência, parecendo-me, por vezes, literalmente nas tintas.) Mostra-nos desta vez que o plano da tela nem sempre é único; Erros, hesitação, mudança de ideias acompanhada da gestualidade, sobrepõem-se ao processo criativo e permanecem por vontade própria (que ele não emenda) e explicita-o através da luz, da transparência. A mulher envolvida, só se mostra completamente no reverso, é o primeiro plano da tela. Pelo verso vêmo-la a desaparecer. O sonho agitado construído em linhas aleatórias pelo reverso, muda de humor quando o vemos pelo verso, dormindo calmamente. Aparência. Complexidade do ser humano.
Revela-nos no double–face um processo técnico que contém em si a verdade e a beleza da luz atravessada nos pigmentos do plano-tela, das sensações, dos sentidos, dos sentimentos...
Neste verso-reverso (double-face) tambem temático entre os livros e figuras, a escrita, as inscrições, parte inalienável da sua pintura fazem parte do percurso da vida, do sonho e da utopia.
Como escreveu um dia R.M.Rilke.
…“Procura comungar com as pessoas na simplicidade, mas esta comunhão não tem necessariamente de passar pelas mesmas transformações por que passa a sua alma... Crê sómente nesse amor que lhe pertence como um bem de raíz e tem a certeza de que lhe dá a força… “
Emílio G.Sena